RELÓGIO

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Natal é atingida por novo tremor de terra no RN


Os moradores das cidades de Taipu (a 47 km da capital Natal), João Câmara (73 km) e Natal, no Rio Grande do Norte, sentiram um abalo sísmico de 4,3 graus por volta das 13h54 (horário de Brasília) desta segunda-feira (11/01/2010). De acordo com relatos de moradores da capital potiguar, as pessoas ficaram assustadas com o tremor de terra.
Segundo o Instituto Sismológico de Brasília da UNB (Universidade de Brasília), apesar de o tremor ter sido forte, não houve abalo nas estruturas das construções das cidades atingidas.
Esta é a segunda vez em três dias que acontece um abalo sísmico no RN. No último sábado (9), um tremor de 2,7 graus na escala Richter atingiu João Câmara. Moradores relataram que as telhas das casas chegaram a se mexer.

Entenda o que é e para que serve a escala Richter:

A escala Richter foi criada em 1935 pelo americano Charles Richter e mede a magnitude dos terremotos, ou seja, calcula a energia liberada pelas movimentações da terra. Os aparelhos chamados sismógrafos captam as movimentações da terra com seus pequenos pêndulos fixos em uma base de concreto e “desenham” linhas que representam a oscilação terrestre.
O total registrado é transformado em números e frações decimais. A escala Richter não tem valor máximo e cada número inteiro a mais significa que a energia liberada pelos movimentos da terra foi 31 vezes maior que o índice anterior – de dois para três, por exemplo, há 31 vezes mais energia liberada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou mossoroense, com muito orgulho. Sou Subtenente da RR da gloriosa e amada Polícia Militar